sábado, 28 de agosto de 2010

Já ouviu ? Dj King/ Mixtape Anuário Volume-1

Destaque do  fim de semana ! 


DJ King registra em CD e disponibiliza para download gratuito parte do que faz nas pistas do Brasil. Sem exibicionismos, King reúne conhecimento, técnica, talento e feelling, tudo isso para fazer as pessoas curtirem o bom Rap brazuca. O príncipio básico da mixagem do DJ de Hip-Hop é a construção de climas e séries com a manipulação do vinil. Em “Anuário Volume 1”, DJ King mostra como mediar tecnologia e experiência, resgatando a sedução do vinil, mesmo com músicas que nunca serão gravadas nesse formato.


Mixtape Anuário Volume-1





00. King – Intro
01. Costa a Costa – Só Função (remix)
02. Dexter – Sou Função
03. Relatos da Invasão – Picadilha Jaçanã
04. Carlos Avontis – Panos da Hora
05. RZO – Você já Sabe
06. Sabotage – Mun-Há
07. MV Bill – O Bonde Não Para
08. Mano Brow – Mãos
09. Emicida – Eu to Bem
10. Helião e Negra Li – Periferia
11. Rosana Bronk´s – Favelado
12. Rosana Bronk´s – Nu Rolê com Rosana Bronk´s
13. DBS e a Quadrilha – Qui nem Judeu
14. Rincon Sapiência – Elegância
15. Função RHK – Na Pura Calma
16. Cindy – De Onde Eu Vim (Part. Kamau e Max B.O.)
17. Kamau – A Quem Possa Interessar
18. Pentágono – Moio
19. K-Nob _ Pique Meninão
20. King – Final



sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Não vejo Nada ! Dexter



 Essa é nova Musica de Dexter o “oitavo anjo”, Essa faixa foi lançada há alguns dias atrás ,Mas em tão pouco tempo já conseguiu causar uma enorme polêmica dentro do Rap nacional, Por Questionar a falta de compromisso que está havendo no conteúdo das letras de muitos Mcs, A faixa  conta Com produção de DJ Sinistro (9 Milímetros), participação do rapper Gregory  (Total Drama), colagens de DJ Rodrigo (Inquérito) e DJ Marcelo (Total Drama),



Em uma entrevista concedida pelo Rapper Gregory (Total Drama) pra nós do Blog olha onde a favela chegou Gregory  nos revelou o que ele e Dexter estão achando dessa repercussão que está tendo a Musica “Não Vejo nada” Gregory falou também da evolução do Hip-Hop nesse meio tempo que ele vem  seguindo o movimento, essas e outras idéias  que trocamos com Gregory em Breve... estará sendo disponibilizada  aqui no Blog Olha onde a favela chegou.
Aguardem a entrevista completa aqui...


Baixém aqui " Não vejo  Nada"

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SALVADOR NO CHÃO (Parte II)


Por: Anna Carvalho*

“Prefeitura inicia demolição de barracas de praia e clima fica tenso na orla marítima de Salvador.”
Por Anna Carvalho*
 
  Homens destruindo Barracas de praia em Salvador

Antes falava do estádio da Fonte Nova sendo esmagado pela ambição e o excesso de arrogância de alguns no Estado da Bahia, tive que me certificar de alguns comentários de pessoas que querem fazer lavagem cerebral, e hoje estou assustada com a falta de isenção e incompetência de alguns repórteres da TV Bahia (no caso em questão: Jonnhy e Georgina em entrevista ao superintende da SUCOM que não funciona em casos de poluição sonora, mas funciona para derrubar barracas de praia. Os dois, numa redundância orientada, só perguntavam o que vai ser do futuro das pessoas que tiveram seu parco patrimônio derrubado, eu respondo: NADA).
Todos já sabem que a mídia em Salvador não tem isenção, é redundante, e sabemos também que a TV Bahia não fala mal do prefeito João Henrique porque ACM Neto tem, no péssimo prefeito de Salvador um comparsa (para não dizer que só falamos contra Lula, adoramos professar a nossa crítica ao PT e ninguém pode tirar isso de nós, é legítimo, apesar de alguns esforços petistas em estabelecer uma ditadura de informação) para alguns fundamentalistas que professam a democracia, aceitar, ler, admitir a opinião divergente é ditadura.

Trator fazendo demolição de Barracas de praia .

Os barraqueiros de Salvador chorando, três mil desempregados a mais na cidade, pais e mães de família abandonados à mercê do favor de uma prefeitura que faz lobby com imobiliárias para sitiar a orla. E a lei que funciona para alguns cai feito um Quasímodo diante do povo, deste que precisa saber votar para que esses canalhas não se mantenham no poder, aliás, uma tal de Maria Luíza, mulher de João Henrique é candidata, seria bom que ela não desse vazão e não ganhasse em sinal de resposta à péssima administração do marido sindrômico. Mas, é triste comentar que as eleições de Salvador estão pífias, não há candidato a se votar, pelos conchavos, pelas agendas políticas, vejo, em pânico, algumas legendas, que servem de piada se não fosse sério demais.
 Orla em  Salvador é devastada.

Salvador tem uma orla linda, mas totalmente desfuncional, pois está abandonada e para alguns que veem uma Salvador próspera (é tão bom ver aquilo que se deseja), não percebe uma cidade sitiada e abandonada para que empresários salivando venham ceifar vidas e numa cidade de acéfalos que veem em obras faraônicas, respostas para uma cidade mais justa, fica a questão:
Como acreditar numa cidade que escolhe os cidadãos que vão sitiá-la? É como disse anteriormente a cidade se propõe a construções de um novo conceito de lar (prédios de luxo como bolhas, pequenas cidades desconectadas da outra cidade que cai em mendicância) e a outra cidade da ruína, da balburdia, da falta de administração, da falta de gestão, de uma política pública de lobby e benesses para quem tem dinheiro.
Para quem acredita nos vampiros de “Crepúsculo”, em Papai Noel, duendes e que Lula é o pai dos pobres, finalizo o meu texto sem falar dos homens e mulheres que ontem morreram com as suas possibilidades de futuro, sem passado e sem a tolerância de uma cidade que cai bem quando derrubada por poderosos. Não falei da orla abandonada e de uma Salvador que é estranha e tolera, com indiferença, a pobreza, o desemprego e o sonho de uma cidade que se confessa futurista para turista vir fazer xixi nas estrelas do axé... Aguardemos fevereiro.
No final da tarde de hoje, barraqueiros queimaram entulhos das barracas no bairro de Ondina.
Cena lamentável: funcionários da Sucom quebram as paredes de uma das barracas para retirar equipamentos. 
Tratores trabalham desde a manhã da segunda-feira, 23, para demolir os estabelecimentos. Agentes da Polícia Federal garantiram apoio aos funcionários da Sucom. 

Destroços das barracas ficaram expostos sobre a areia da praia..

Em uma das praias, os barraqueiros organizaram um protesto para impedir a ação da prefeitura e até agora o clima é tenso. Os manifestantes usam mesas, guarda-sol e outros materiais para impedir a passagem das máquinas.

Barraqueiros fazendo  protesto.

No total, mais de 300 barracas devem ser destruídas. A decisão atende a uma determinação da Justiça (*que provavelmente nem se deu ao trabalho de ir aos locais verificar a real situação desses trabalhadores), que considera que as estruturas foram montadas em uma área da União e não têm projeto de saneamento adequado.

* Anna Carvalho é professora de literatura em Salvador e co-autora de Elenilson Nascimento em “Clandestinos” (2010) e “Diálogos Inesperados Sobre Dificuldades Domadas”(2005).

Nós Moskada apresenta :

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Jéssica Balbino* comenta notícia sobre Homem assassinado durante o show de rap na noite de sábado (21)


Morte não apenas no show do Racionais MC´s em Salvador

O post, intencionalmente, não contém fotos, em memória aos que estão esquecidos nas geladeiras dos IMLs brasileiros

"Salvador registra quatro homicídios em 24 horas", essa seria a notícia, precedente das lágrimas da pátria Brasil, chorando a queda de quatro filhos, ainda jovens, mortos de forma violenta, sem explicação (e muitas vezes sem apuração) na beleza, e tristeza, das periferias.
Enquanto uns trabalham em prol de mudanças que tragam significados positivos para toda comunidade e ralam dia e noite para trazer uma transformação para a favela, agindo onde o estado falhou, alguns bicos tentam destruir isso e o poder se vangloria quando vê o resultado do jogo apitado por eles.
O placar sempre marca zero para a quebrada, para os pobres, pretos e analfabetos. O saldo é sempre negativo e na última noite, foi de menos três jovens na capital da Bahia.
A chamada de um site A Tarde, traz a notícia

"Homem é assassinado durante show do Racionais MC´s no Wet´n Wild"

De acordo com o texto (que na minha humilde opinião de jornalista foi mal redigido), um homem foi morto durante a apresentação do show do grupo paulista no Festival Hip Hop de Resistência.
Porém, o curioso é que não há testemunhas, tampouco identidade da vítima. Então, como saber que ele foi morto durante o evento e alinhar a notícia com o show do Racionais MC´s?
A nota traz também que a vítima teria sido ferida por uma arma branca (qual arma? que tipo?) por volta de 1h da madrugada, numa área afastada do palco, no fundo da pista.
Seria um homem negro, entre 23 e 27 anos, vestindo bermuda e casaco preto. Até o momento em que eu soube da notícia, o corpo ainda estava no Instituto Médico Legal (IML) da cidade sem identificação.
Até aí, é bem triste saber que um ser humano foi morto, sendo ou não durante o show, mas saber que houve uma agressão e que alguém findou a vida de outro, independente também de qual seja o motivo.
Mas, o que me surpreende mesmo é a forma como o site de notícias manipulou o fato. Sou jornalista e sei como as coisas funcionam nos bastidores. Sei também que há sempre um interesse por parte da empresa, dos políticos e do poder em "maquear" certos dados e destacar outros, chamando para aquilo que eles não gostam, querem que os favoreça, etc.
Neste caso, dados da Central de Telecomunicações das Polícias Militar e Civil (Centel) de Salvador, também citados na matéria, mostram que quatro pessoas foram assassinadas durante as últimas 24 horas na região metropolitana de Salvador, sendo que uma delas foi morta no município vizinho de Catu.
Eu, como jornalista, chamaria a notícia para: Salvador registra quatro homicídios em 24 horas ou algo do tipo, alertando para o fato de que a segurança pública, o acesso a educação, moradia, saúde, transporte, etc são falhos e por isso há uma violência generalizada.
Talvez falte muito amor e Deus também, mas, num ano eleitoral, é muito fácil destacar e jogar no lombo de Mano Brown e companhia o fato de uma morte ocorrida na capital baiana.
É difícil mesmo reconhecer que os dados que são registrados (fora os que ficam encobertos) são alarmantes e assustadores e que o hip-hop nada tem a ver com isso, pelo contrário, representa uma chance, uma porta aberta, um caminho, uma alternativa a falta de estrutura que deveria ser oferecida pelo estado.
Isso pode ser acompanhado em várias cidades, vilarejos e capitais de todo país, onde irmãos da nossa grande família fazem algo em prol da comunidade.
Aqui no blog mesmo é possível notar parte do meu trabalho e de amigos, espalhados pelo país, que se preocupam com letras conscientes, com graffitis de apelos sociais, com vinis que resgatam dignidades, com danças que são arte-educação em muitas quebradas e com comunicação e conhecimento, que por meio dos livros, do audio-visual e da produção cultural resgatam um sem número de pessoas e oferecem a elas oportunidades negadas durante toda uma vida.
E o resultado, mais um negro (provavelmente pobre), foi morto e pior, sua morte usada para atacar a nossa cultura hip-hop e manchar um grande grupo de rap.
Lamentável.
Enquanto isso, muitos atrasa lado ficam felizes com a notícia e saem disparando-a via twitter, msn, orkut, blogs e afins, dando a conotação que os poderosos querem. Chamando atenção para o que não é relevante.
Claro que é horrível ver um jovem morto. E se isso aconteceu durante um show de rap, vai contra tudo o que estamos lutando, porém, pode ser uma oportunidade de avaliar, analisar o trabalho e mudar, tomar posturas diferentes, aprender a agir com mais consciência e consistência.
Mas, é mais horrível ainda saber que numa das maiores capitais brasileiras, quatro pessoas foram assassinadas e nenhuma autoridade se manifestou sobre o assunto. O site que noticiou o fato não se deu ao trabalho de buscar um chefe de segurança pública e ouví-lo sobre isso, também não entrevistou a organização do evento para apurar os fatos, não apurou junto ao IML vários outros fatores que poderiam ser destacados e nem deu a devida atenção as outras três mortes.
A falta de fontes, declarações e estrutura da matéria denota a superficialidade com que o assunto foi tratado e redigido, sem seguida, jogado no maior meio de comunicação (e mais democrático) do mundo, que é a internet.
Fica evidente que as informações foram retiradas do Boletim de Ocorrência e escritas unicamente com base no que ali constava. Não que as informações não sejam idôneas, mas o trabalho de um jornalista vai muito além da press-copy (cópia e codificação de informações).
Um veículo de comunicação forma opiniões (ou pelo menos deveria) e não é isso que vemos. É apenas uma avalanche mal formada de dados aleatórios e condensados num jornalismo de imprensa marrom.
Sou rata de redação e biblioteca nata e sei do que estou falando. Sei também fazer o meu serviço e ponderar antes de jogar qualquer informação ao público, sabendo que ela pode ferir ainda mais aqueles que já perderam um familiar.
Neste caso, o Brasil perdeu mais quatro filhos e numa época que precede as eleições, nenhum candidato ao governo da Bahia foi ouvido pela reportagem do site para mostrar aos eleitores que propostas tem de redução da violência urbana.
Lembrando que policiamento ostensivo e construção de presídios são paliativos. Que tal educar e cuidar como se todos fossem seres humanos, filhos de uma única família?
Apesar disso tudo e da vergonha que eu sinto de um pedaço da mídia, eu ainda acredito nas pessoas e no caminho do bem.

PAZ
( liberdade, amor, justiça)

Jéssica Balbino
*desabafo de jornalista e hip-hopper
** lembro ainda que já fui em shows do Racionais MC´s. O mais recente no Hutúz no Rio de Janeiro, dentro do Circo Voador, onde não houve qualquer tipo de briga, violência ou mesmo consumo de drogas. Não havia policiamento e havia paz !


DISCUSSÃO PELO TWITTER E MSN

Pelo twitter, propus uma discussão. Veja o que dizem alguns militantes


Bruno Gil - Central Hip-Hop:

mídia pobre como sempre
você tem nas mãos o que concerteza a mídia do estado também tem que é a estatística de que 4 pessoas são mortas a cada 24 horas em salvador, mas um jornal e um jornalista sem manchete, faz qualquer coisa para não perder seu rumo e leva tudo como uma notícia que possa trazer impacto. Novamente temos o caso da utilização de um show de rap (que pelas poucas cabeças que realmente sabem o que realmente
é um show de rap) levam essa manchete ai adiante
utilizam da pouca informação que o povo ainda tem sobre o rap e jogam que o problema está no evento, no local, nas pessoas que ali estão e não na realidade que já cerca o dia-a-dia do povo daquela cidade
e como sempre nós

@liperesende: Infelizmente é algo complicado, e tem acontecido tantos...


@culturanacesta: Uma incansavel esta @jessicabalbino na busca de informação, Ainda mais sobre o universo Negro veja http://bit.ly/chEl2X

@AndressaSouzas: É complicado nega. Eles sempre tentam "pôr a culpa" em alguém, e infelizmente relacionaram a morte desse rapaz com o show...

@dumeldiego: Na real mermo? isso não seria uma novidade ! Gosto do trabalho deles, mais infelizmente o publico dele e dificiu de entender

@liperesende: Eu penso que é falta de segurança na sociedade, falta de respeito das pessoas umas com as outras, falta de cultura e outros.

@dumeldiego: A Vibe no show nao é das melhores ! Mais que é FÃ e realmente gosta está la lotando os shows deles, mais é fato rolar isso.

@JoeSujera: levanta dúvidas

@ALSKMC: Parabéns pela matéria,sempre irá ter alguém q assimila o rap com morte,são sensacionalistas sem vínculo nenhum com a verdade

@culturanacesta: Vi e Ré Li para dar minha opinião sobre o texto de @jessicabalbino http://bit.ly/chEl2X vejo q querem atribuir tudo de ruim ao movimento !

@djgenoma1: e complicado discutir pois esse tipo de midia q veicula ,ea mesma que distorce os fatos

@djgenoma1: tentaram associar a morte com a festa, dai irá surgir diversos boatos q festa de hiphop e violenta

@culturanacesta:A cada dia eles querem ,E transformar o movimento em coisa imprópria .

@fatimapiressor: u heim...agora tudo são eles...

@mcdurangokid: curti o texto de @jessicabalbino http://jessicabalbino.blogspot.com/2010/08/patria-sem-filhos.html

@kaahschmidt: Tava lendo a noticia! É lamentavel saber disso! Porém, como não tem testemunhas eles colocam a culpa nos exlcuidos"

@nota4vidass: tem gente com maldade seja no show do racionais, do doce encontro, do natiruts, enfim em todos os lugares...

@ticaodj: ctz quem noticiou esse fato esta somente preocupando em atingir o movimento e ganhar atenção em cima dos Racionais

@criadasruas: amentavel esse tipo de noticia maz q a noticia foi posta de forma maldosa foi!

@ticaodj: e como o racionaos é um icone do hip-hop eles vão sempre esta nesse posição! mas a resistencia continua! paz e fé em Deus

@fantimanumilde: salve guerreira, como ta? ai acabei de ler o artigo no seu blog, é lamentavel pessoas mal intencionadas...

@djgrafiti: depois daquele show q quebrou pau em sp do racionais . tudo q acontecer agora shows deles vai vira noticia

@fantimanumilde: ..fazerem esse tipo de coisa, sempre tem um bode expiatório pra eles culparem, mas isso tem que ser driblado e resolvido...

@djgrafiti:eles n tem nada ver mais a midia n q saber eles qrem vender jornal ou revista e a manchete com Racionais da grana pra eles

@fantimanumilde: ...por todos nós, que vivemos na pele coisas desse tipo, não é a primeira nem a ultima.

@Kamau_: Acho q eles se aproveitam pra associar o rap ao que nos prejudica pra enfraquecer ainda mais...

@viniciuspreto: LAMENTAVEL né nega? lia a sua materia...excelente...foda o que falou:"eu ainda acredito nas pessoas e no caminho do bem."

@martaceslestino: É o velho ataque velado o Rap Nacional, como se a violência fosse culpa "nossa".É ignorância,é racismo, é medo do povo unido

@no_periferico: Um cara desse nem pode ser considerado Jornalista.Ridiculo só Enfraquesse o #RapBR

@daiaraujo: Concordo 100% com o que você disse na matéria! Beijo