terça-feira, 4 de outubro de 2011

Entrevista excluvisa e lançamento Com grupo "Niggaz"



Salve Família, Essa semana nós trocamos umas  idéias com caras do grupo “Niggaz”antigo”157 Nervoso” E  também  teremos um lançamento do Single” Conforme o Script”. Leiam a entrevista e Baixem o single ,Confiram na integra. 


Olha Onde a Favela Chegou-  Nos fale um pouco sobre vocês. Quem são Man-Duim e Diego 157?

Niggaz - Somos apenas dois irmãos, pais de família, buscando manter a chama do rap que a gente acredita acesa.


Olha Onde a Favela Chegou-  Antes do grupo de vocês se chamar “Niggaz”, era chamado de “157 Nervoso”. Qual foi o motivo que levou vocês a mudarem o nome do grupo? 


Niggaz - Optamos pela troca do nome para simbolizar a fraternidade entre nós, pelo tratamento respeitoso de um com o outro como nas gangues americanas e pra fazer referência à cultura de rua universal.


Olha Onde a Favela Chegou-  O que significa o nome “ Niggaz”?


Niggaz -  A palavra Nigga ou Nigger surgiu em referência aos negros e foi usada pela primeira vez em 1970 em histórias em quadrinhos que faziam piadas sobre negros. As palavras significam basicamente a mesma coisa, ou seja, negro. Porém, “Nigger” é vista como ofensiva e pejorativa. Já “Nigga” é utilizada para cumprimentos entre os próprios negros e bastante utilizada nos guetos americanos, inclusive por rappers que tem uma certa liberdade de expressão para veiculá-la por já ter se tornado cultural entre os mesmos. Embora a utilização da palavra por pessoas que não tenha descendência africana soe como inaceitável e hostil. Mas pra nós que somos da casta, é apenas irmão ou negão.


Olha Onde a Favela Chegou-  Hoje temos uma infinidade de estilos e de temáticas sendo abordadas nas letras de rap. Vocês acham que aquele rap politizado e contestador estão perdendo espaço?


Niggaz - Como falamos em uma das nossas músicas “enquanto houver injustiça haverá revolta”, acreditamos que esse tipo de rap jamais perderá seu espaço, enquanto a distribuição de renda deste país ainda for desigual e as massa que faz o Brasil crescer a cada dia não for respeitada e tratada com tal, a denúncia e  a inspiração pra compor rap com esse teor não faltará.

  
Olha Onde a Favela Chegou-  Atualmente a estética do Hip Hop está em quase tudo que vemos, desde propagandas de esporte, refrigerantes, novelas e etc. Como vocês vêem essa exposição  do Hip Hop e na opinião de vocês, até que ponto isso é benéfico para o Hip Hop?


Niggaz -  Desde que a cultura não seja exposta de forma pejorativa todos os meios são válidos e necessários como já citou Malcolm, a questão é o hip hop saber se impor e dialogar de igual pra igual, somos a cultura que mais cresce mundialmente e a cada dia conquistamos mais adeptos que se identificam com um dos quatro elementos, com isso é natural que o hip hop desperte interesses comercias que vai além da música.


Olha Onde a Favela Chegou-  Quais as principais influências dentro e fora do Rap para as composições das letras de vocês, e o que vocês costumam escutar além de Rap ?


Niggaz -  Muita coisa, podemos citar aqui Bezerra da Silva, Tim Maia, Djavan, Olodum, Jorge Ben, Seu Jorge, Maria Rita, O Rappa, sem falar na boa música preta feita fora do país.


Olha Onde a Favela Chegou-  Quais foram as principais dificuldades de vocês no inicio de suas carreiras?


Niggaz -  Acredito que foram as mesmas dificuldades de muita gente, ninguém conhecia ninguém, não sabia ao certo como funcionava a questão de gravar uma música, não sabia quem gravava, quem produzia, como faríamos pra tocar mais trazíamos conosco a vontade e a convicção de que era isso que queríamos fazer e hoje o rapé um dos combustíveis que nos move.


 Olha Onde a Favela Chegou-  O que mudou na personalidade de vocês ,e na suas vidas desde o seu início no Hip-Hop até hoje?


Niggaz - Amadurecemos, aprendemos com quem abriu o caminho pra nós, as pessoas e militantes que vieram antes principalmente aqui em Salvador, passamos a ter visão crítica sobre vários assuntos que antes passavam batidos e tínhamos como coisas normais, além de adquirirmos mais uma ocupação que merecia nossa dedicação que era e é aprontar músicas, elaborar shows e muito mais.


Olha Onde a Favela Chegou- Esse ano Tivemos   aqui em Salvador uma reunião muito importante em que foi discutido questões de interesse do Hip Hop baiano, que foi a reunião “ Hip Hop Em Movimento” mediada por Nelson Maca, tendo como principais convidados o rapper GOG de Brasília e o Secretario da Cultura do estado da Bahia, Albino Rubim, assuntos de grande importância foram tratados nessa reunião. Na opinião de vocês, quais foram os pontos de destaque dessa discussão?


Niggaz - A reunião foi de suma importância pro Hip Hop da Bahia no geral, foi um ponta pé inicial pra uma conversa que já deveria ter acontecido a tempos, o fato de termos o Gog aqui pra nos fortalecer foi essencial com seu discurso e bagagem que ele traz consigo, além do front ser guiado pelo professor Nelson Maca que dispensa comentários. Muita coisa ficou pra ser acertada num outro encontro com o Secretário Albino, mas dois pontos foram importantes, o primeiro de inserir o hip hop no calendário do carnaval da cidade e o outro foi o secretário assumir dá mais atenção as nossas questões, a partir dessa atenção que ele assumiu nos conceder, acredito que podemos construir grandes coisas junto ao Estado.


Baixe aqui o single " Conforme o Script"



Olha Onde a Favela Chegou- Ainda sobre esse encontro, um dos temas abordados foi a sustentabilidade no Hip Hop e a questão de um espaço no carnaval para o Hip Hop. O que vocês acham de tudo isso?

Niggaz -  São estratégias, já que o hip hop é um movimento que abrange diversas áreas que envolve cultura, música, dança, arte e etc, porque não somos assistidos pela maior festa popular do mundo? Isso precisa ser revisto e não é questão de pedir esmolas não, se movimentamos a cidade com o que fazemos de uma forma ou de outra seria importante sim, termos o circuito hip hop no carnaval da Bahia, não só em Salvador como também no interior do Estado onde tem muita gente fazendo arte.

Sobre a questão da sustentabilidade eu acredito que seja o ponto crucial a ser discutido nos próximos encontros, se o governo apoio e disponibiliza ferramentas pra tantos outros músicos porque que com nós seria diferente? O nosso hip hop nasceu e se sustentou até hoje sem olhares amigáveis deles e agora é chegada a hora de trocarmos experiências.


Olha Onde a Favela Chegou- Quais são os objetivos de vocês daqui pra frente, vocês estão trabalhando em um novo disco para 2011 ou em algum outro projeto?
  
Niggaz -  São muitos os projetos, dois EP’s e diversos singles até o nosso próximo álbum oficial, inclsive este “Conforme o Script” que está disponível aqui no blog e um desses EP’s é em parceiria com nosso irmão Daganja e deve ser o primeiro a estar disponível, falta pouco pra colocarmos este trabalho nas ruas. Além do projeto Week Session que eu, Diego 157disponibilizo um single sempre que possível, pra acompanhar basta se ligar: http://diego157.bandcamp.com/



Olha Onde a Favela Chegou- Diego, você foi um dos beat-makers responsáveis por produzir uma das faixas do disco remix do grupo pernambucano Inquilinus. Como foi que rolou essa parceria com os caras ?

Niggaz - Eu conhecia o som do Inquilinus a tempos, na verdade nem sabia que eles estavam pra lançar um disco de remix, trabalhei remixando uma música deles pra inserir na minha primeira mixtape de remix a “Originais e Remixadas Vol. I”, quando mandei pro Du Rap, ele curtiu e falou que o restante do grupo queria colocar o som disco deles, pô tranquilo né? Quem sou pra dizer que não? (Risos) Tanto é que a faixa saiu com duas versões neste trabalho deles.

Olha Onde a Favela Chegou- Ainda falando em produção, hoje já temos muitos trabalhos bons de grupos aqui na cidade, bases bem elaboradas, muitos desses trabalhos no mesmo nível do trabalho de grandes nomes de destaque do Rap Nacional. Na opinião de vocês o que falta no nosso Rap para ganhar um destaque maior na cena nacional?

Niggaz -  Como é que eu vou dizer que falta alguma coisa pra nós vendo trabalhos como os de Daganja, Invés, Lukas Kintê, Spok, Haggar, Ordem 387, Lado Gang eVersu2? Se ainda falta algo aqui é só criarmos mercado entre nós mesmo e digo mais, o que falta de verdade é essa tal cena nacional tirar a venda dos olhos e se ligar e mesmo que não queiram prestar atenção, a música quando é boa chega e chega da melhor forma, acredito que essa não é nossa preocupação aqui, fazer com qualidade exige muito de nós.

Olha Onde a Favela Chegou- Vamos provocar vocês um pouco agora.  Mídia vs. Hip Hop. Muito se discuti sobre pessoas ligadas ao Hip Hop aparecerem em canais abertos de TV, alguns são contra e outros são a favor, recentemente essas polêmicas vieram à tona novamente pela recusa pública do rapper GOG em ir a GLOBO. Qual a opinião de vocês sobre esse assunto?

Niggaz -  Cara, o Gog é um dos caras que tem que ir mesmo, geralmente se vê o rap sem muito teor político nestes programas, o que é normal se tratando de televisão brasileira, mas imagina o Gog com o discurso que ele tem discutindo sobre personalidades negras do Brasil? Seria bom demais né? Mas se ele não foi ele deve ter tido os motivs dele e com certeza não estavam interessados no que ele tinha pra dizer sobre nós. Os espaços devem ser ocupados sim, sem desmerecer o trabalho que vai estar lá.


Olha Onde a Favela Chegou- Para encerrar, mandem um salve para a galera que acessa o blog e pra quem mais vocês quiserem,  deixem os contatos pra quem quiser acompanhar o trampo do grupo. O espaço é de vocês.


Niggaz - Muito obrigado por disponibilizarem o espaço pra nós trocarmos uma idéia, sempre que precisarem estamos a disposição, pro pessoal que nos acompanha desde os tempos de 157 Nervoso, seguimos no mesmo ritmo, ainda somos os mesmos e o rap segue com o mesmo teor.
Forte abraço a todos e pra maiores informações basta acessarem: http://niggaz.bandcamp.com/ e nos seguir no Twitter: @niggaz157 | @Manduim e @diego_157
O hip hop vive!

 Twitter
http://twitter.com/Diego_157

Myspace
http://www.myspace.com/niggaz157

Blog
http://mauselementos.blogspot.com

Beats
http://www.myspace.com/classeabeats

segunda-feira, 3 de outubro de 2011