terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Disco “Genocídio” do Elemento X completa 10 anos em 2010.



O disco “Genocídio”, do grupo de Rap soteropolitano Elemento X está completando em 2010 dez anos do seu lançamento.



 Click na imagem para ampliar


Considerado uma das principais referências do Rap soteropolitano, quando o movimento Hip Hop local ainda estava se organizando. O Elemento X teve como um dos grandes momentos de sua consagração, a festa de lançamento do seu disco, ainda nos idos de 2000, há exatos 10 anos.




(A festa) o lançamento do disco.


Click na imagem para ampliar


Sábado, 07 de outubro de 2000, Salvador-Ba, todos os caminhos dos adeptos da Cultura Hip Hop levam ao ginásio dos bancários, nos Aflitos.


Considerado ainda nos dias de hoje como um dos eventos de Rap mais importantes já realizados na capital baiana, pois a partir desse evento abriram-se as portas para as apresentações de artistas consagrados do Rap Nacional na cidade, que até então só tínhamos recebido a presença dos Racionais.


A festa reuniu os grandes nomes do Rap soteropolitano da época, grupos como Erê Jitolú; Último Trem; Black Power; Simples Rap´ortagem (essa ainda em atividade) tiveram suas presenças garantidas nesse importante dia para o movimento Hip Hop de Salvador, encabeçado pelos membros da saudosa Posse Ori.


A festa que teve a cobertura televisiva da emissora MTV, através do seu programa Yo! MTV Rap´s, para o seu programa semanal na época apresentado pelo Dj KL Jay, dos Racionais.


A festa teve início com as apresentações dos grupos locais Erê Jitolú e Simples Rap´ortagem, seguido da revelação do Rap Nacional daquele ano, o grupo paulistano SNJ.


Enfim sobe ao palco o grupo Elemento X, tendo em sua bagagem a realização de algumas apresentações importantes em várias quebradas na cidade e abertura na primeira apresentação do grupo Racionais em Salvador.


O público já os aguardava ansiosos com os braços cruzados para o alto em forma de “X”. A resposta do grupo foi em forma de música de protesto, que em sua maioria foram acompanhadas do começo ao fim pelo público presente, tivemos também na sequência as performances de mais dois grupos locais, o Último Trem e a Black Power, seguidos do premiado rapper Xis, pela votação da MTV. 


Para finalizar a noite dessa grande celebração do Rap Nacional na cidade, sobe ao palco Edi Rock e KL Jay dos Racionais, divulgando o seu recém lançado CD solo.







4 comentários:

  1. Ótimo lembrar como era persistente, inteligente e inovador o nosso rap.Bom saber que pelo menos Gomez não desistiu e tá voltando! é um incentivo e tanto para que as novas gerações sigam em frente!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, que emoção ler esta postagem e ver essas imagens. Como produtor da festa, acompenhei tudo muito de perto. O panfleto é do Sanguessuga - audacioso pra época: papel couchê, colorido, etc. Xis estava no auge e Edi Rock tinha lançado o cd solo. Sombra, Bastardo, Cabeça e Dj, SNJ, outro sucesso do momento aportava em Salvador. Bom... que lembrança boa! Nesse evento constatei efetivamente uma verdade: Dj KL Jay é o cara! Nessa produção, mais do que o consagrado DJ, descobri a real profundidade da pessoa maravihosa que ele é. Do Elemento X não falo nada: dúvido que alguém fosse mais fãs deles do que eu! Origado Paulo e Leo por essa reportagem. Não imaginava que alguém teria esse panfleto e as matérias de jornal além de mim e dos componentes da grupo. Axé! Nelson Maca

    ResponderExcluir
  3. Assim como Maca (sem palavras pra esse cara...) também fiquei muito emocionado ao ler essa matéria. Juro que fiquei meio timido de postar devido o meu afastamento da "cena", mas como comento com algumas pessoa, posso estar afastado mas continuo antenado. Esse evento, assim como o álbum Genocidio, foi um marco para o cenário Hip Hop baiano de maneira geral. Os caras de Itapetinga estavam presente e puderam aprticipar do programa Yo! Além de pessoas de várias outras cidades do interior a exemplo de Vitória da Conquista, Feira de Santana e por ai vai... Esse evento não foi o show de lançamento do álbum do Elemento X, e sim o lançamento em "rede nacional" em alto e bom som do Hip Hop da Bahia. Cobertura no passeio público, Itinga, e o próprio show em si. Que outros eventos como esse aconteça em Salvador e interior da Bahia e quem sabe se esse ano não veremos algo desse tipo partindo do Elemento X? O tempo manda e a gente só obedece.
    Paz e evolução a todos!

    ResponderExcluir
  4. Valeu negada!!

    Maca,

    tem esse em muito outros, ainda vamos fazer outras postagens "das antigas", pois o acervo é grande.

    Grande abraço.

    Paulo Brazil!!
    Guardião da memória.

    ResponderExcluir