segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Buzão fala sobre o filme Tropa de Elite 2



Tropa de Elite 2 é um filme político e abre os olhos da sociedade.
Por: Alessandro Buzo


Wagner Moura é de novo o Capitão Nascimento em Tropa de Elite 2, mas agora usa terno e gravata.


Lembro o que sempre disse sobre o filme Tropa de Elite, como filme, cinema, só isso. Como uma ficção, era um filme muito bem feito, superprodução que de nada perdia pros de Ação americanos, que um herói, no caso o Capitão Nascimento, dava um monte de tiro pra manter a ordem e a justiça. Ainda passava a pessima mensagem que uma pessoa que fuma um simples baseado é que sustenta o crime e é quem financia, logo....grande culpado.
Mas o filme que assisti hoje (sábado, 10.10.2010 no Cine Odeon no RIO), que bom que foi num cinema lotado do Rio de Janeiro, pude ver a reação do público, na cidade onde a história se passa.
Enfim, hoje eu assisti Tropa de Elite 2 de José Padilha com grandes atores como Wagner Moura, André Ramiro, Seu Jorge e outros.
Um filme muito melhor que o primeiro que cometeu os erros acima apesar de cinematograficante ser uma super produção.
Esse não, TROPA 2 é um filme político que precisa ser visto e uma pena que não foi antes das eleições, Wagner Moura por exemplo não se elegeria (se é que se elegeu), ele é o DATENA do RJ e foi muito bem retratado no filme.
Mas o filme não é só isso, mostra como as milícias entraram no esquema e dominou a zona oeste do Rio de Janeiro.
Mostra quanta gente do poder está direta ou indiretamente envolvido, como são feitos os escandalos de TV, as trocas de peças de um esquema sujo.
Como a milícia (policiais corruptos) viu na chance de acabar com o crime, dominar a comunidade e ganhar dinheiro com gás, agua, TV a gato e tantos outros serviços, muito dinheiro e muita gente envolvida, do altíssimo escalão ao PM corrupto.
Mostra como e porque acontece os tiroteios que vimos na TV todo dia nas comunidades cariocas.
Quem pagava o pato, melhor, continua pagando é o povo.
O bandido, o PM, o que toma bala perdida nas ruas, são peças do jogo, que dançam conforme a música e eles não são os Djs.
O apresentador do programeco policial, seja o Wagner Montes aqui no RIO ou o Datena em SP, são formadores de opinião, que pregam que bandido bom é bandido morto, o povo manipulado diz que está certo a polícia matar na favela e a PM passa a ter carta branca pra matar, com muitos outros interesses por trás. Em algum gabinete alguém ri, mesmo que ser o poderoso que o apresentador grita: - O povo pede justiça governador.
O governado em seu gabinete ri e diz: - Ele é engraçado.
Depois o apresentador vira mais um candidato com rabo preso, mais um corrupto.
José Padilha fez um filme impressionante, entrou pra lista dos trabalhos que considero de coragem, como foi o livro ROTA 66 do Caco Barcelos.
Assistam TROPA DE ELITE 2, não tem graça nenhuma, o povo (umas 500 pessoas) sairam do Odeon aqui na Cinelândia no Rio de Janeiro em silencio, digerindo o filme.
Pra quem sabe das coisas, não é um iludido e nem manipulado, como eu me considero, uma pessoa muitíssimo pouco influenciável, sai achando o filme um marco, pra quem é consumidor e fã do Datena, do Wagner Montes, é uma dura realidade, a gente que toma tiro nas ruas, somos a ponta mais fraca e manipulada da história, quem atira, do lado dos bandidos e dos polícia, também são apenas peças de um jogo, manioulado por políticos e policiais corruptos.
Assista TROPA DE ELITE 2 e tire suas proprias conclusões, pode até não concordar com o que eu escrevi, mas mesmo assim, assista ao filme.


Seu Jorge em TROPA DE ELITE 2

Tropa de Elite-2

Alessandro Buzo é escritor e diretor do filme Profissão MC

Um comentário:

  1. Pode crer!!!

    E aparentemente esse segundo filme parece ser mais maduro que o primeiro(pois ainda não assistir). Mostrando um lado da corrupção que vai além dos morros e favelas.


    Paulo Brazil!!
    O boêmio voltou!!

    ResponderExcluir