quarta-feira, 21 de julho de 2010

Blackitude + Cooperifa = Só Progresso! 3 dias de Poesia com Sérgio Vaz em Salvador.




Maior nome da literatura periférica brasileira, Vaz participa de seminário e recitais aqui em Salvador, de sexta a domingo

O poeta e agitador cultural Sérgio Vaz, fundador da Cooperifa - Cooperativa de Artistas da Periferia participa de três eventos em Salvador neste final de semana. Convidado do Coletivo Blackitude – Vozes Negras da Bahia, Vaz falará sobre a experiência transformadora do Sarau da Cooperifa – que acontece semanalmente há seis anos em São Paulo e que tem sido um modelo para várias iniciativas, como o Sarau Bem Black, em Salvador. Ele participa do seminário “O Sarau Literário na Teoria e na Prática” (23/07), do “Sarau Bem Black” (24/07) e do “Sarau Bem Legal” (25/07).
O seminário, que acontece das 17h às 21h na Biblioteca Monteiro Lobato, em Nazaré (23.07) discutirá a força do movimento dos saraus literários que ganha força em todo o país e seus desdobramentos políticos, históricos e acadêmicos. A programação inclui a exibição do documentário Povo Lindo, Povo Inteligente, sobre o sarau da Cooperifa e palestras do próprio Sérgio e dos professores Nelson Maca (Blackitude-UCSal) e Silvio Roberto Oliveira (Teafro-UNEB). Nelson Maca e Sérgio Vaz estão a frente de quatro saraus permanentes: o primeiro comanda o Sarau Bem Black e o sarau Bem
Legal em Salvador; o segundo o Sarau da Cooperifa e o Sarau Rap em São Paulo; já Silvio Roberto falará sua experiência com o ensino das literaturas divergentes nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras.
  
 O último compromisso é o Sarau Bem Legal, domingo, a partir das 10h, também na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) que, com certeza, será um dia emocionante para todos os presentes. Esta é a décima edição do evento, realizado mensalmente em parceria com a BIML e que conta com o grupo residente “Este Tal Recital”. A cada rodada, um escritor nacional é homenageado com um grafite – realizado ao vivo – e com uma seleção de seus poemas. É principalmente para receber esta homenagem que Sérgio Vaz estará na cidade, numa ação conjunta entre a Blackitude e a BIML, com apoio do Proler-BA. Os grafiteiros Fael I e Neuro, dois dos mais reconhecidos da cidade, farão respectivamente o retrato do poeta e um tag do sarau (assinatura).

Programação

1: Quarta feira, 21.07.10 / SARAU 1

Local: Sankofa African Bar

Endereço: Rua Frei Vicente, n;.7 (Ao lado do Olodum)

Horário: das 19h às 22h / Entrada Franca


Sarau Bem Black: Palavras Faladas da Blackitude (19 às 22h )

Com: Iara Nascimento, Luzinha Black Power, Luiza Gata, Nelson Maca, Preta May, Robson Véio, Sandro Sussuarana

Mais: e DJ Joe e Lázaro Erê & Rone Dundum (Opanijé-Rap)

* Microfone aberto aos poetas da platéia


Descrição: O Sarau Bem Black acontece toda quara feira no Sankofa African Bar, no Pelourinho. Apresentado por um grupo de poetas residentes, o evento conta com a participação de poetas convidados. O microfone é aberto à participação da platéia, momento bastante empolgante. A abertura e o fechamento da noite poética são de responsabilidade de um grupo de rap. Tudo isso intermediado por vinhetas e músicas a cargo de um DJ que, a cada semana, homenageia um artista ou grupo da música negra.


2. Sexta feira, 23.07.10 / SEMINÁRIO

Local: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) – Fone: 3117.1433

Endereço: Praça Almeida Couto - Largo de Nazaré (Em frente ao Bom Preço)

Horário: das 17h às 22h / Custo: R$ 10,00

Inscrições: com representantes da Blackitude ou na BIML (quinta e sexta)

Com certificado de participação


2.1: Filme - “Povo Lindo, Povo Inteligente – O Sarau da Cooperifa” (17h)

De Sérgio Gagliardi e Maurício Falcão / Documentário - DGT Filme – 50 minutos


Sinopse: “Num bar de periferia na zona sul de São Paulo, um grupo de cidadão se reúne toda quarta feira, há mais de seis anos, pra falar e ouvir poesia. Uma estória contada pelos poetas/cidadãos, mostrando o poder de transformação desse evento independente e revelando uma surpreendente produção artística. Um choque de qualidade e um gesto de resistência na cena contemporânea” (Encarte). Obs. A Cooperifa completa 9 anos em outubro de 2010.


2.2: Mesa redonda - Relato de experiências e fundamentação teórica (18:30)

Com: Nelson Maca, Silvio Roberto Oliveira e Sérgio Vaz



Descrição: Conceituação e histórico da poesia divergente e mapeamento das principais estratégias e ações dos saraus do coletivo Blackitude (Bahia) e Cooperifa (São Paulo), seguido de relato sobre experiências acadêmicas com literaturas divergentes na graduação e pós-graduação da UNEB (Universidade Estadual da Bahia) e trajetória poética e de ativismo cultural do mais reconhecido poeta do movimento da literatura periférica atual


Participantes da mesa:

Sérgio Vaz” é poeta e ativista cultural. Desde 2001, coordena o Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), importante movimento cultural paulistano que reúne poetas e a comunidade periférica em torno da literatura e que inspirou uma dezena de saraus pelo Brasil. Ministra oficinas de poesia, palestras. Além de apresentar recitais, também desenvolve o projeto “Poesia contra a violência” o “Sarau Rap”. Silvio Roberto Oliveira é professor da UNEB - Alagoinhas. Defendeu tese de doutorado sobre o poeta Luís Gama. Está frente o núcleo de pesquisa e produção cultural TEAFRO que contam com a presença de alunos da UNEB. No movimento hip hop de Alagoinhas, desenvolve projetos em conjunto com núcleo de comunidade do Barreiro. Nelson Maca é professor de literatura da UCSal e articulador do coletivo Blackitude: Vozes negras da Bahia. É poeta e coordena o Sarau Bem Legal (Infantil) e o Sarau Bem Black.


3. Sábado, 24.07.10 (3 horas) / SARAU 2

Local: Sankofa African Bar

Endereço: Rua Frei Vicente, n;.7 (Ao lado do Olodum)

Horário: das 19h às 22h / Entrada Franca


3.1: Filme - “Povo Lindo, Povo Inteligente – O Sarau da Cooperifa” (19h)

De Sérgio Gagliardi e Maurício Falcão / Documentário - DGT Filme – 50 minutos


3.2: Sarau Bem Black: Palavras Faladas da Blackitude (20h às 22h )

Com: poetas da Blackitude / Participação especial: Sérgio Vaz (Cooperifa-SP)



Descrição: Edição especial do Sarau Bem Black, que acontece toda quara feira no Sankofa African Bar, no Pelourinho. Na edição especial do sarau (24.07), antes dos recitais poéticos, será apresentado o documentário sobre a Cooperifa (SP). Após o filme, os poetas tomam conta da noite, reunindo os poetas residentes e franqueando o microfone aos da platéia; com abertura e fechamento da noite a cargo de um grupo de rap. Tudo isso intermediado por vinhetas e músicas a cargo de um DJ que, a cada semana, homenageia um artista ou grupo da música negra.



4. Domingo, 25.07.10 / SARAU 3

Local: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) – Fone: 3117.1433


4.1: Grafitagem ao vivo (10h)

Com: Fael I (071 Crew), e Neuro (O’Clan)


Fael I questiona a realidade em que vive. Entre seus personagens se destaca "a vaca", marca registrada das ruas de Salvador. Neuro é um dos grafiteiros destacados na técnica do Tag, assinatura com letras esteticamente originais. É o idealizador do Fanzine Na Lata. O primeiro está responsável pela pintura do poeta Sérgio Vaz; o segundo fará os Tags do Sarau Bem Legal e do Sarau Bem Black.


4.2: Sarau Bem Legal - Homenagem ao Poeta Sérgio Vaz (11h)

Com: Grupo Este Tal Recital (Residente)

Grupo visitante:

Homenageado e Convidado especial: Sérgio Vaz


Descrição: Sarau que acontece todo último domingo do mês na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Nazaré, reunindo os poetas do grupo residente “Este Tal Recital” que convida, a cada etapa, um grupo infantil de poesia da cidade. A cada mês um poeta é homenageado, tendo seus poemas recitados pelo grupo residente e sua imagem grafitada por artistas de destaque em Salvador



Nenhum comentário:

Postar um comentário