sábado, 3 de abril de 2010

Parece que foi ontem!!!

salve, rapaziada, tudo certo!!!

 Parece que foi ontem !!!




O dia era 22 de novembro, e o ano era 1998, um dia para entrar para a história do Hip Hop baiano. O que aconteceu nesse dia? Há exatos 11 anos acontecia o primeiro show do Racionais MC ´s em Salvador.

  Na semana que antecedeu o tão esperado show do Racionais em Salvador , não se falava em outra coisa, dentro do universo do Hip Hop soteropolitano. Longe de ter a grande mídia convencional como divulgadora do evento e de ter a hoje tão comum internet, para esse suporte, a maior parte da divulgação do evento foi mesmo feita no boca a boca, panfletos, fanzines e as sempre aliadas rádios comunitárias … afinal estavamos em 1998.

  Enfim o tão esperado dia chegou… todos os caminhos de todas as quebradas, becos e vielas da cidade levavam a um só lugar, a quadra do “Quinta Point”. Pouco mais das 18:00 Hs. o lugar já estava cheio, para uma apresentação que só aconteceria quase 3 horas depois, fato que só aumentava a ansiedade e a expectativa do público ali presente.
 
 Antecedendo a atração principal da noite, o grupo baiano Elemento X, que entrou fazendo uma oração, fez a abertura da festa com competência, mostrando a cara do Rap baiano e interagindo com o público, naquele que ficou conhecido por muitos como “A consagração do Elemento X”, não só pela apresentção, como também pela referência feita aos grupos que não estavam presente (no palco!).
 
  Já pasava das 20:00Hs., quando alguns riscos do DJ KL Jay anunciavam a atração principal da noite, enfim surge o Racionais pela primeira vez em solo baiano. Mano Brown e cia sobem ao palco mandando um “salve” para várias quebradas de Salvador, a cada nome de quebrada mencionado, delírio da galera.
Fizeram uma apresentação de quase duas (2) horas, entre músicas incendiárias e discursos de auto-estima e valorização da negritude.

  A celebração foi encerrada com a bombástica “Capítulo 4, Versículo 3”, e contrariando às expectativas dos negativistas … ocorreu tudo na paz, Graças à Deus!!!
É certo dizer que depois desse show, tivemos muitos outros, maiores e até melhores que esse, mas do ponto de vista histórico, nenhum igual ao primeiro.



Viva o Rap, viva o Hip Hop brasileiro!!!

Paz à todos!!!

Por:: Paulo Brazil & Léo Morais/blog: Olha Onde Onde a Favela Chegou!!!

11 comentários:

  1. pdc pdc
    eventos q marcam né mano...
    racionais hj e sempre sumemu.....

    ResponderExcluir
  2. grupo racionais grupo reconhecido não só por mc´s do brasil como rockeiros pagodeiros reggueiros etc em fim isso é saber fazer com que todos gostem de suas musicas grup de sp que fez o movimento renacer novamente por isso devemos esse repeito e conhecimento como uma de nossas inspirações na caminhada ja tive oportunidade de estar presente com um dos caras não trocamos muitas ideias mais deu pra ver o conhecimento e o proficionalismo que eles tem pessoal e no palco pois é disso que eles vivem sei que pra nós estar um pouco escaso mais nada é imposivel bastar saber fazer ter capacidades humildades conhecimentos ler muitos livros estar sempre atualizados e cada vez mais se proficionalizar pedir informações corre atraz de informações não ter vergonha nem de falar e nem de pedir pois a correria estar pra mostra serviços salve a todos Mc´s da Bahia ,Minas gerais ,Brasilia DF , São Paulo e a todos da familia STN ( somos todos negros )NPF ( Nóspegaefaz )e parabenizar a Paulo Brazil e Leo Morais pelo trabalho feito com a com o Blog da familia STN ...

    ResponderExcluir
  3. Que txto bacana ...
    parabéns pelo Blog..tamojuntpo sempre !
    bjoooo

    ResponderExcluir
  4. parabéns paulo massa você novamente com seu conhecimento como eu sempre falei e falo humildades
    muitos conhecimentos sempre lendo os livros quero parabenizar pelo trabalho feito muita paz familia rg da quebrda sempre lado a lado irmão.

    ResponderExcluir
  5. Gomez,
    parabéns Paulo pelo texto e pelo registro. Acho que não só o primeiro show dos Racionais (talvez pela projeção do grupo), mas os tantos outros que aconteceram antes deste que até então havia sido o maior evento de rap e um dos maiores festejos de música que Salvador já tinha visto, marcaram a cena musical da capital Baiana. Saudades daquela época... Hoje outros tempos, outros meios, utras cenas e talvez outros objetivos, pois os "meninos" que se reuniam no Pelourinho na sede da Unegro, as vezes no passeio público (que não era tão público assim e quase sempre éramos expulsos pelos seguranças da praça rsrsrs) para trocar idéias, organizar eventos, recolher roupas e alimentos para doações, organizar debates para aumentar o nivel de informação da galera, enfim literalmente movimentar a cidade. Hoje são homens, mulheres, pais, mães... Mas que sem dúvida alguma fariam tudo novamente, pois entre erros e acertos, foram os melhores anos das nossas vidas.

    ResponderExcluir
  6. Já foi, agora não é masi como outrora!

    ResponderExcluir
  7. Saudações Paulo,
    Cada um corre e contribui do seu jeito pra cena se desenvolver, é isso aí meu velho! Tá no caminho, agora é só aperfeiçoar cada vez mais.
    Abraço

    Jorge Hilton
    SimplesRap

    ResponderExcluir
  8. Racionais Mc's 4ever incontestavelmente o melhor!

    ResponderExcluir
  9. Pode crer, rapaziada!!!

    Também achei que foi o melhor, por toda aquela expectativa que nos rondava naquela época ... tempo bom né não nego???

    Fica aí o registro, mesmo que de forma modesta, para aqueles que não tiveram a oportunidade de ver essa celebração, e aos que tiveram à oportunidade, poderem matar um pouco a saudade do que foi.

    Sinto saudades daquela "época de ouro" do Hip Hop soteropolitano. De todas aquelas "brigas"(debates!) daquela militância, da arrecadação de donativos (muito bem lembrado por Gomez!) dos fanzines, dos panfletos dos sons (guardo muitos deles até hoje!) que a rapaziada xerocava com grana do próprio bolso, para depois distribuir na rua, das reuniões semanais do Passeio Público, enfim os tempos são outros. Mas se voltasse atrás, faria tudo de novo, com certeza!!!

    Mas saudosismos a parte, a caminhada continua.

    Todo o respeito à TODOS OS INTEGRANTES da saudosa POSSE ORI, que " pisaram no barro" para que os grupos de rap hoje possam trilhar suas carreiras pisando no asfalto.

    Paz à todos!!!


    Paulo Brazil/STN
    Ajudando a guardar um pouco da memória viva do Hip Hop baiano.

    ResponderExcluir
  10. O melhor de tudo é que "pisamos no barro" literalmente, né? Essa semana tava pasando lá na baixa de 5ªs e mostrando a meu irmão o local do show. É impressionante a quantidade de pessoas no rap hje que não viveram aquilo. Mas isso não é motivo pra ficarmos tristes, pelo contrário! é sinal de que a semente que foi plantada a alguns anos foi germinada, cresceu e nos deu frutos flores, galhos e alguns espinhos tb, pq não?Que bom que o rap de Salvador é tão diverso!

    ResponderExcluir
  11. Caralho!! Lendo esse texto voltei ao tempo!!! Lembro kuito desse show…. Até Popó lembro que ele estava na rua encostado no poste sem camisa!!! Na baixa de quinta!

    ResponderExcluir