sexta-feira, 30 de abril de 2010

Olha onde a favela chegou !! entrevistou Mano Marck o Cachoro Loko !


Essa semana o Blog: Olha Onde a Favela Chegou trocou uma idéia com esse parceiro que consideramos um dos melhores letristas do rap de Salvador, o Mano Marck, ele fala sobre algumas mudanças que vem acontecendo no cenário do Rap local, fala sobre o seu disco solo, o que falta para o Rap Baiano ganhar uma maior projeção nacional e muito mais …



Olha Onde a Favela Chegou: Fala ai pra nós, é Mano Marck ou Cachorro Louco? e como surgiu esses apelidos ?

Mano Marck: na verdade é Mano Marck o cachorro Loko, os nomes surgiram assim, na adolescência eu estava querendo ser pinchador, ai comecei a fazer uns riscos e colocava meu nome, um parceiro falou que eu tinha que usar um vulgo, ele ai colocou Maik, mais na formação do TGK o outro parceiro foi escrever Maik e acabou escrevendo Marck daí gostei mais do Marck do que do Maik, e o cachorro loko foi uma musica que eu fiz pro TGK, a musica “com a cara e a coragem” na musica eu criei uma frase e ai gostei, a frase é “cachorro loko da favela rimador” ai os caras começaram a me chamar de cachorro loko daí pegou. 
 



Olha Onde a Favela Chegou: Conte ai pra gente um pouco da sua caminhada dentro do rap. Como aconteceu o seu 1º contato com a cultura Hip-Hop?

 Mano Marck: Então, eu comecei a curtir funk, tipo Claudinho e Bochecha, Marcio e Goro, M´C Marcinho esses caras das antigas, daí, lá pro meado de 1997, eu tava começando a conhecer o RAP, mais o ponto inicial mesmo foi em 1998, quando eu conheci a musica diário de um detento do Racionais mc´s, eu achei aquele bagulho muito loko, eu pensei cara eu sei fazer isso aí,( kkkk), colei com o Jack e ai formamos o TGK, daí começamos a articular bases e letras, naquela época era difícil pra carai, mais ai demos seguimento no RAP, fizemos muitos shows, lembro que o primeiro show de RAP que subi ao palco foi no Bairro da Paz, com o antigo DHB, que tinha o Adriano (caboclo) e o Abéu. Muito foda. E até hoje to ai coroa no RAP. ( kkkk.)
 

Olha Onde a Favela Chegou:Você vem trabalhando no seu disco solo já a algum tempo. Uma pergunta que não quer calar, O TGK acabou ? Ou vocês estão dando um tempo e fazendo por enquanto só os trampos paralelos mesmo?

Mano Marck: caralho todo mundo pergunta isso, então o TGK é eterno tio, nunca vai acabar, só demos um tempo, o Jack agora é um empreendedor, um micro empresário, então ele tinha que ter mais tempo pra os bagulhos dele, ele agora tem família, tem que se dedicar mais a família, ao trampo dele com a loja e tal, o T.R, ainda continua na mesma, é uma cervejinha e um cigarrinho sentado na porta de casa, mais ta fazendo uns trampos solo também e me acompanha nos meus shows, o Luck se desligou do grupo por causa de trampo, DJ Edy, ainda toca, Sindy, ta namorando de mais e estudando de menos, e eu To ai com o meu projeto solo e ainda tenho outro projeto que logo mais vocês vão vê ai, e o Jack agora também é DJ e quando dar ele toca comigo.
 

 Olha Onde a Favela Chegou: Ainda sobre o seu disco, tem previsão para o lançamento?

 Mano Marck: O meu disco ele é imprevisível, não tem data pra sair, mais antes do final desse ano eu lanço ele, tó trabalhando muito nesse trampo é meu disco solo tio, e é o primeiro, tenho que fazer tudo certinho pra não me arrepender no futuro, mais assim que sair todos vão saber, vou colocar um cachorro com um auto falante no pescoço com uma gravação dizendo que o disco do cachorro ta nas ruas, ( kkkkkkkkkkkkkkk).
Esse disco vem com produções minhas, produções do LCN de são Paulo esse maluco produziu um beat pra mim que eu pirei, eu falei tenho que usar esse beat, ai é foda.

Olha Onde a Favela Chegou: Cada dia que passa surgi mais grupos de RAP novos. Qual a mensagem que você deixa para esses grupos que estão começando agora?

 Mano Marck: cara tem que ser acima de tudo profissional e fazer o bagulho com amor, têm que se dedicar se empenhar ao máximo, pra não ser mais um grupo de RAP, tem que ser o grupo de RAP, tem que ser o cara.
 

Olha Onde a Favela Chegou: Da época da fundação do TGK Mc´s até hoje, o grupo passou por algumas formações. Qual a formação atual do grupo?

Mano Marck:Cara o TGK hoje somos 5 na linha de frente e mais uma equipe nos bastidores, a formação atual ta assim: Jack, DJ Edy, T.R, Sindy, e Mano Marck.
Mais ainda tem o Poeta Noite, tem o Grafiteiro Boob, entre outros parceiros.
 

 Olha Onde a Favela Chegou: Você veio a pouco tempo de uma pequena turnê em São Paulo. Como foi pra você cantar ao lado de grandes nomes do Rap Nacional, conte-nos um pouco dessa sua experiência, e o que você aprendeu de novo lá ?

 Mano Marck:  Rapáz  é foda tio, eu fiz alguns shows por lá, abri o show do Facção Central, o show do JB, Abrir o show do Rincon Sapiência e outros pockets shows, os caras lá gostaram das minhas apresentações, das minhas musicas e de mim também, fiz alguns amigos, algumas musicas com os caras de lá, conversei com muitos produtores, aprendi muita coisa em termo de show, cada show que você vê lá é uma surpresa, os caras são imprevisíveis, eu destaco o grupo Interna Mente, o Vickman, e os Vagabundos chiq, o J.B e um grupo de RAP que eu vi lá na quebrada do Projota o C.R.I.S.E, caralhos como eles falam por lá, os moleque é zica.


 Olha Onde a Favela Chegou: Você é um grande parceiro de JB (João Bazilio), fale um  pouco para nós, como você o conheceu?

Mano Marck: Foda, eu conheci aquele moleque quando fui fazer um show com o TGK no presídio de Salvador, ele tinha um irmão que tava recluso lá, ai nos apresentaram ele, trocamos uma ideia e pronto, ele foi pra SP e nós ficamos por aqui, de repente, eu to num show em salvador e chega o DJ Raiz, DJ do ministério publico e fala- cara eu tava em sampa e conheci um parceiro lá que disse que te conhece e quer seu contato o JB, eu falei caralho esse moleque é foda, daí começamos a trocar ideia, fizemos algumas musicas juntos, duas em destaque, que é uma musica que saiu no CD de um angolano chamado Carbono, a musica “Vai pra luta”, e a musica que vai sair no CD do Diego C, do Rio Grande do sul, a musica se chama “Estados Unidos”, essa musica fala da junção de 3 estados.
Esse J.Bé meu parceirao de fé tio,ele que me levou pra fazer show em São Paulo, então só tenho o que falei bem daquele Baiano fudido que ta em sampa.
E pra quem não sabe, aquele moleque é daqui da Bahia de Ibotirama lá na casa da porra.
E também, vamos lançar uma Mixtape on-line com as musicas que fizemos juntos, aguardem.

Olha Onde a Favela Chegou: Do quê fala as letras de Mano Marck, nota-se uma diferença das músicas de Mano Marck solo, para as letras do Mano Marck do TGK Mc´s? Qual a mensagem que você passa com suas letras nesse seu trabalho solo?

Mano Marck: Irmão, eu tó com uma visão diferente hoje em dia, no TGK era muito protesto, muito pedido de paz, ainda falo nessas coisas, mais só que de uma maneira diferente.
No meu trampo solo eu falo de mulheres, dinheiro, carros, jóias, amigos, felicidade, festas, role, bebidas, charuto, esses bagulhos ai que todo mundo quer ter.
não que eu queria ser nenhum 50 cent, mais se eu puder ser igual lógico que vou querer ser( kkkkkkkkkkkk), quero poder sair e usar meu dinheiro sem me preocupar em deixar o do transporte, porque to de carro entende?
 quero não me preocupar em tomar poucas cervejas no domingo que na segunda eu tenho que acordar cedo pra trabalhar, quero muitas mulheres, mais sempre poder voltar pra casa porque a minha preta vai ta lá me esperando, quero poder dar um presente bom no dia das Mães no dia dos namorados, em aniversário de amigos essas coisas, então mudei um pouco só, mais mudei, mais também tenho musicas de revolta, tipo a musica “falsidade do caralho” “o poderoso Magnata” essas coisas.


 Onde a Favela Chegou: São suas influências e inspiração dentro e fora do Hip-Hop?
 
Mano Marck: dentro do RAP, sou influenciado por Jay z, 50 cent, costa a costa, os caras da Rua é Noz, Marcelo D2, e ai vem o Racionais, Mv Bill, Realidade cruel, curto da Ganja, fase ideológica, Internamente, JB, vários vou do underground para o Gangstar Rap sem problema nenhum.
E fora do RAP, escuto Jorge vercilo, Jorge ben, Maria Gadu, Tim Maia, curto Sampa Crew, e vários e vários outros. Como digo Sou o cachorro Loko. (kkkkk.)
 

Olha Onde a Favela Chegou: Vivemos em uma época onde a internet tornou-se fundamental. Como essa tecnologia toda de redes sociais, e de novos softwares tem ajudado na correria na divulgação dos trampos?

 Mano Marck: Então sou totalmente a favor da internet, aliás não vivo sem ela, e hoje em dia você vê vários artistas que se destacaram por colocar um trampo na net.
Ai vem a pergunta, isso é ruim? Lógico que não.
Como eu disse no inicio da entrevista, to com um projeto paralelo, e estamos terminando o disco, que vai ser lançado na net, vamos gravar e lançar na NET. pra Dowload. essa tal de internet ajuda e muito.


Olha Onde a Favela Chegou:Quais são seus planos, Mano Marck daqui pra frente? O  que pode nos adiantar, shows, clipe...? 


Mano Marck:Então irmão, eu to com um projeto ai pra fazer todo mês, Mano Marck e convidados, pretendo começar ainda em maio, e vou começar agora a trabalhar meus shows, quero fazer shows tanto em salvador quanto fora, to mantendo contato com os parceiros do Paraná, Goiás e até em Angola no lançamento do Disco do Carbono, se der eu me mando pra África, e to gravando agora o clipe da musica Sou Cachorro Loko, que é a musica que intitula o meu disco. No final de maio acho que já lanço esse vídeo clipe, tem uma produção ai me ajudando nessa fita desse clipe.
  

Olha Onde a Favela Chegou: No disco do TGK Mc´s tem uma participação do rapper Cuban Dog, da África do Sul, como surgiu essa parceria internacional do grupo?

 Mano Marck:foi foda, o moleque quando ele chegou no Brasil ele não conhecia ninguém aqui, ai foi na loja aonde Jack trabalhava pra comprar uma camisa de Hip-Hop ninguém entendia o cara, ai o Jack tirado a poliglota, começou a trocar ideia com o cara, ai já fizeram amizade, na época estávamos com os planos de gravar o disco, depois de um tempo começamos a gravar o disco mais só que tínhamos perdido o contato dele, quando o disco do TGK tava quase pronto o moleque apareceu, daí a musica que nós já tínhamos escrito juntos, ele ai colou gravou e virou, é a musica o “Rap é o som”.
fizemos mais uma musica juntos, eu e ele só que essa saiu agora no disco solo dele, que se chama “Rima Clandestina”, a musica que canto com ele é a musica “Na street”, que em português quer dizer, “na rua”, produção do Gostkiller, e gravado no estúdio couro de Rato.


            Grupo: TGK(Tema Gerado  do Kaos ) e Victor Duarte


Olha Onde a Favela Chegou- Mano Marck, deixe uma indicação para a galera, de 2 Cd´s de dentro ou fora do RAP , 1 filme nacional ou internacional de sua preferência.
 

Mano Marck: caralho só pode ser 2 CDS? Então vamos lá eu queria indicar mais,
Como só são dois vou indicar dois de RAP. O primeiro é o Cd dos moleques da Febre que acabou de sair, é o disco “ por amor a Deus, a favela e a família”  fiz até uma divulgação do trampo deles lá em sampa coloquei a musica pra tocar nas festa que eu ia lá muito bom o CD.
E o segundo é o CD do J.B pode conferir o trampo dele que ta no veneno, o moleque é zica.
Filme caralho indico, um gringo,
È o primeiro filme do 50 cent, fique rico ou morra tentando, esse é foda.

 Olha Onde a Favela Chegou: Fazendo aqui um breve balanço do Hip Hop baiano, o que você acha que melhorou e o que poderia ter melhorado mais nesses últimos anos?

 Mano Marck: hum, melhorou muito mais ainda poderia ser bem melhor, to gostando muito que nos shows de RAP agora to vendo as meninas chegando com classe com roupas femininas, isso é o importante, mulher tem que ser feminina, nada de roupa largada e camisa grandona, tem que ser mulher, e os caras do RAP tão mais profissionais, mais dedicados, os caras tão produzindo deixando de cantar em base gringa, tem um monte de cara produzindo monstro ai, vou indicar alguns, Armeng, Diego 157 nervoso, coro de Rato, JKS, Alison do Carta em jogo, e Até eu mesmo, Cachorro loko produções,  ta bom o RAP, e ta melhorando.
 

 Olha Onde a Favela Chegou:Você tinha um programa na rádio (RAP DE RUA), mas infelizmente acabou, você pretende retomar essa programa?

Mano Marck: Não irmão, esse bagulho de radio on-line é complicado de mais, prefiro fazer nas rádios piratas comunitárias, não quero mais fazer programa de radio on-line. Mais a radio vai voltar.
 

Olha Onde a Favela Chegou: Então parceiro, é isso ai. Deixe ai um salve pra a galera que acessa o Blog: Olha Onde a Favela Chegou, e também os contatos pra quem quiser trocar uma ideia e conferir o som do Mano Marck.  

Mano Marck: firmeza então irmão, salve a todos que acessam o blog, que fazem parte da produção do blog, e os caras e as minas do RAP, espero que tenham curtido a matéria, esse sou eu O cachorro Loko.
 

Baixe aqui  duais Muisicas de Mano Marck  "Poder Paralelo" e "Renascido"








Contatos: 
E-mail:  manomarckloko@hotmail.com
www.myspace.com/manomarck
 

Tel: (71)81460475.

Salve salve, e paz.

Então esse Foi Mano Marck o (Cachorro loko)....

Valeu Mano Marck Pela aténção !!

Brevemente estaremos fazendo outras matérias Disponibilizando essa  Mixtape online aqui pra a Galera tá fazendo um  Dowload da Hora !!!  

Muita Pazz
 
Blog: Olha Onde a Favela Chegou.

5 comentários:

  1. FAMILIA PARABENIZA O MARCK E A TODOS DO BLOG BELO TRAMPO VCS TROCARAM IDEIAS COM O CARA CERTO COMO ELE MESMO DIZ ESSE É O CACHORRO LOKO O ORIGINAL QUE ESTAR AI COM NOSSO APOIO DA FAMILIA PARABENS PELA ORIGINALIDADE E HUMILDADE MARCK ESTAMOS AQUI QUAL QUER COISAS LIGA LIGA QUE É NÓS PEGA E FAZ BELA ENTREVISTA SEU CACHORRO LOKO LOKO...

    ResponderExcluir
  2. êa marck parabens mão bem original mesmo vamos fazer a musica rap ser reconhecido por todos das favelas quebradas pais e mães de familias pessoas que tem bons ouvidos e sabem intender sentimentos de cada Mc´S respeitando e ganhando respeito rap estar sendo reconhecido basta nós saber apostar mais ter mais união e com todos que fazem o rap acontecer em nosso salvador BA e nunca esquecer de DeuS é nós familia

    ResponderExcluir
  3. Pode crer, Mano Marck!!

    Venho agradecer disponibilidade e a atenção dada ao nosso Blog, parceiro.

    Gostamos muito desse bate papo que você levou conosco na maior humildade, valeu, negô!!

    Grande abraço.

    Paz!


    Paulo Brazil/STN!!!
    Apreciador da Cultura Hip Hop!!!

    ResponderExcluir
  4. é mano marck tudo de bom pra vc mano que deus
    ilumini sua vida gostamos muito du seu som é
    muito bom parabéns fica na paz.

    ResponderExcluir
  5. como sempre quebrando td ei mano otima intrevista com esse mano frmza total paz a tds....

    ResponderExcluir