Salve, salve Firmeza? Nós do Olha onde a favela chegou!! batemos um papo muito descontraído e muito importante para o HIP-HOP com o grande Walter Limonada, ele mesmo o próprio .
Ele que é escritor, blogueiro, repórter/fanzineiro, rapper. Pense isso tudo numa só pessoa, e o cara ainda disponibilizou um tempo pra nós e nos concedeu essa entrevista que é de total importância para os seguidores e simpatizantes do HIP-HOP. Devemos lembrar que hoje é aniversario do Walter, mas quem recebeu o pressente foi nós... Parabéns Walter, tudo de bom e muito anos de vida....As Perguntas foram elaboradas pelo parceiro Paulo Brazil! Valeu Paulo. Então, vamos conferir a entrevista ?
Olha onde a favela chegou !! Salve Walter, tudo certo?
Walter Limonada - Tudo certissimo Léo, mó satisfação tá participando do seu blog e firmando cada vez mais nossa conexão SP - Bahia !!!
Firmezza ttottal, Guerreiro !!!
Olha onde a favela chegou !! Conta ai pra gente de onde surgiu esse apelido, Limonada?
W.L. - Então... É uma loooonga história esse apelido, mano. Até contei essa história em meu Lemon-Livro "Trokando Umas idéias e Rimando Outras". Então vou deixar esse "suspense" mais um pouquinho, rssss...
Mas, é um apelido que já existe, beeeem antes de eu estar no Movimento Hip-Hop, nasceu nos tempos que eu era estudante do ginásio ainda.
Olha onde a favela chegou !! Você é um cara que podemos chamar de um homem multímidia: escritor, blogueiro, repórter/fanzineiro, rapper, Como consegue conciliar tudo isso?
W.L. - Meu são várias atividades que estou desempenhando atualmente, fora essas paradas que você falou, eu sou arte-educador, trampo em 02 instituições dando oficina de Fanzine, Iniciação aos Quadrinhos, Poesia
Cantada e Multimidia !!!
Além de fazer a produção e edição do meu programa de Web TV, chamado "A Hora do Limão TV".
E confesso que tem dias que não dá pra consciliar tudo.
Mas, o fator DETERMINAÇÂO e o AMOR pelas coisas que faço, me mantém na parada.
Sem contar a vida pessoal que também tem que ser consciliada à tudo isso.
E assim vou caminhando...
Olha onde a favela chegou !! Conta pra nós ai um pouco da sua vida e de sua trajetória dentro do Hip Hop?
W.L. - Meu, eu tô no Hip-Hop desde 1.992, já participei de alguns grupos e posses, que infelismente não vingaram. Então, em 2001 resolvi caminhar com meu projeto solo e em 2003 consegui lançar meu primeiro trampo solo, chamado: "Mente Poderosa".
Fiz inúmeras apresentações e também palestras, por causa dos Fanzines que eu produzia, e consegui recursos pra gravar meu segundo trampo solo, chamado: "Teimosia !!! (É defeito ou qualidade ?!?)".
Em paralelo à tudo isso, eu também atuava no grupo de rap que criei, chamado: "Família R.U.10".
O grupo não conseguiu gravar um álbum completo, mas, sempre me acompanhou nas paradas.
E mesmo estando numa correria totalmente independente, eu consegui lançar em 2007, meu primeiro Lemon-Livro, chamado: "Trokando Umas idéias e Rimando Outras". Esse livro teve um grandioso apoio cultural da ONG Ação Educativa.
E assim vou caminhando, de uma forma independente, pois, numca tive uma grande mídia ao meu favor, mas, meus córres tão sempre na ativa.
Atualmente, estou com lum programa de Web TV, chamado: "A Hora do Limão TV", onde rola as mais variadas entrevistas culturais com várias personalidades, desde Famosos à ilustres desconhecidos.
Fiz também os mais variados tipos de colaboração em várias mídias (músicas, palestras, fanzines, livros, documentários, etc.), e destaco agora o mais atual, que é a participação especial como ator no filme "Procissão MC", de Alessandro Buzo e Toni Nogueira.
E este ano de 2010, vão estar chegando novos trampos meus nas ruas...
Olha onde a favela chegou !!Você é um cara que da muita impotância aos valores morais pregados pela velha escola do Hip Hop, você é da Zulu Nation?
W.L. - O Hip-Hop é um movimento Cultural, que tem toda uma Rica Historiografia, então, não me contentei somente em ser um Rapper, e procurei me informar e passar esse conhecimento pra frente.
E a cada dia que se passa me empenho mais nisso, quem conhece meus trabalhos ou me conhece pessoalmente sabe dessa minha luta.
Tenho total respeito a Universal Zulu Nation, a primeira e a mais organizada Instituição de Hip-Hop do Mundo.
Mas, não sou um membro Zulu.
Mas, isso não significa que eu não posso trabalhar em colaboração com eles.
Exemplo disso é o King Nino Brown, (o nosso Rei Zulu Brasileiro), que já fez e participou em diversas paradas comigo.
Lembrando que minha amizade e consideração com o Nino veio ANTES de ele ter se tornado um Zulu King.
Olha onde a favela chegou !! Com toda essa revolução digital que vem acontecendo no mundo inteiro, sites, blog´s, zines digiatis e etc. A internet encurtando as distâncias, como você, sendo um comunicador do Hip Hop ver tudo isso? É bom ou ruim, na sua opinião?
W.L. - Vejo toda essa Revolução e Evolução com bons olhos, pois, além de encurtar distâncias, a gente tem muito mais facilidade de ter acesso ao trampo de vários manos, manas e grupos. Os blogs, tão cada vez mais dominando as paradas e a grande realidade é essa mesma, temos que nos adaptar a esses novos recursos que estão aê disponiveis.
A Internet se for usada de uma forma consciente e correta, poderá nos trazer inumeros resultados positivos.
Prova disso é essa entrevista mesmo, né ??? Rssss...
Só fico um pouco triste com o fato dos Fanzines, Revistas e Jornais sobre nossa cultura estarem ficando mais escassos. Mas, graças à DEUS, existem muitos focos de Resistência e Consciência, pelo nosso Brasilzão afora.
Olha onde a favela chegou !! Fale um pouco do seu livro, do que se trata? é biografico, documentário ou um pouco dos dois?
W.L. - Então... O nome do Livro é: "Trokando Umas Idéias e Rimando Outras", é um livro de Crônicas e Poesias e é o meu primeiro livro a estar nas ruas.
Não é um livro biográfico, mas, narra vários acontecimentos que aconteceram comigo e mostra também o que me inspirou a fazer cada uma das poesias que estão no livro.
Tem também a origem do apelido "Limonada", rssss...
E contei com comentários do mano Carlinhos Boné e do Mano Gê, na orelha da capa.
Tem também um depoimento do King Nino Brown (Zulu Brasil), na contra-capa.
E o prefácio foi feito pelo meu mano Alessandro Buzo !!!
O apoio Cultural foi da Ação Educativa.
O livro contem 122 páginas.
Ainda tenho alguns exemplares disponíveis, quem se interessar é só entrar em contato comigo, via e-mail mesmo, no walterlimonada@hotmail.com !!!
O precim é R$ 10, 00 (Pessoalmente).
Ou R$ 15, 00 (Via Correiro).
Entrega para todo o nossso Brasilzão.
Olha onde a favela chegou !! Você sempre procura passar mensagens positivas e de auto-estima em suas músicas. Qual a sua opinião sobre grupos que só retratam o lado ruim das periferias?
W.L. - Não sou contra ninguém e nada, contando que tenha coerência em suas palavras, sou a favor que cada um relate sua realidade.
Sei que tem gente que exagera ou até foge da realidade, por isso aconselho a quem estiver ouvindo mensagens que não condizem, a pesquisar as paradas.
Principalmente nos dias de hoje que o acesso as informações estão muito mais acessíveis.
Mas, uma coisa certa que eu sei é que a "verdade" não está com ninguém.
Olha onde a favela chegou !! Qual sua opinião sobre a fusão da literatura e o hip-hop ?
W.L. - A Literatura e o Hip-Hop SEMPRE andaram lado a ldao, SEMPRE andaram juntas, mesmo ANTES da gente saber disso. Lembrem-se sempre da mensagem que o nosso Saudoso mano Sabotage nos deixou:
"Todo Rapper que escreve, fará livros também" !!!!
Aconselho todos a lerem a coletânea literária chamada: "Pelas periferias do Brasil - Vols. I, II e III", que é organizada pelo Alessandro Buzo e contém textos de vários escritores, poetas e rappers !!!
E também o livro: "O Rastilho da Pólvora" organizado pelo Sérgio Vaz (Cooperifa), com vários co-autores que são escritores, poetas e rappers.
Olha onde a favela chegou !! O que você recomendaria para a molecada dessa nova geração, no que diz respeito a leitura e/ou música?
W.L. - Hum... Não sei se sou um bom conselheiro sobre esse tipo de assunto, mas, vou me basear em mim mesmo... Então, galera... Procurem ouvir os mais variados estilos musicais, não fiquem bitolados a ouvir a somente um tipo de música.
Existe toda uma riqueza musical ao nosso redor, e atualmente temos total acesso a ela, certo ?!?
E a respeito da literatura, aconselho a sempre estar lendo, pois, é atravéz da leitura que você adquire mais conhecimento, desperta ainda mais seu senso critico e a sua criatividade.
Procure ler livros, revistas, gibis, jornais, fanzines, boletins, etc.
Comece lendo assuntos que lhe interessam ou que causam curiosidades, temos que tirar o paradigma de que a periferia não gosta de ler.
Gostamos de ler sim, e vou mais além... Também gostamos de escrever.
-Olha onde a favela chegou!! Como você ver essa atual descentralização do Hip Hop brasileiro ? Antigamente São Paulo e Brasília eram os grandes pólos de nossa cultura ?
W.L. - São Paulo é considerado o "berço" do Hip-Hop no Brasil.
Brasilia despontou grandes nomes no cenário logo no inicio quando os primeiros Rap´s começaram a ser gravados.
Mas, com certeza, todos os outros Estados Brasileiros, também tiveram suas raízes.
A Bahia, começou a perceber que elementos da Capoeira, também poderiam ser adicionadas ao break.
Todo o Norte e Nordeste, começou a perceber, que existem semelhanças marcantes do RAP com o Coco de Embolada, com o Repente.
E por aí vai...
Recomendo pra galera, assistir o filme documentário: "É Tudo Nosso - O Hip-Hop Fazendo História" de Toni C.
Onde ele entrevistou Hip-Hopper´s do Brasil inteiro.
E é muito legal saber que a nossa cultura tá firmada por todo o nosso pais.
Isso é POSITIVO.
Olha onde a favela chegou !! Após quase 8 anos de administração do Governo Lula, como você avalia a administração do presidente, de uma forma geral você acha que houve algum progresso?
W.L. - Mano... O presidente Lula, foi o ÚNICO presidente Brasileiro que REALMENTE quis trocar uma idéia com o Movimento Hip-Hop e outros movimentos periféricos ou de "minorias". Isso é fato e já é alguma coisa.
Agora, temos que ter a consciência que ele não é e nem será o nosso "salvador", que vai resolver todas as problemáticas do pais.
Moro em São Bernardo do Campo, a cidade em que o Lula adotou como segundo lar, assim que veio do nordeste.
Foi aqui que ele participou e liderou as greves dos anos 70 e 80. E foi aqui que o nome do Lula se consagrou.
Houve sim (e está havendo) algumas mudanças durante seu Governo, algumas boas, outras péssimas.
Mas, é assim... Nós somos o povo que coloca os caras no poder. Então, o toque que dou é... CONSCIÊNCIA na hora de votar e também na hora de COBRAR, entendeu ?!?
Olha onde a favela chegou !! O que vc pensa sobre o sistema de cotas nas universidades ?
W.L. - Essa é uma pergunta que gera várias outras...
Nosso pais é um país que NÃO deveria haver esse tipo de processo de Cotas.
Mas, já existe, sou a favor sim que entremos lá dentro através desse sistema.
Mas, com a CONSCIÊNCIA que vamos lutando pra que esse sistema de cotas, se acabe pras futuras gerações, pois, todos temos capacidades para estar numa faculdade, independente dessa parada.
Olha onde a favela chegou !! Então Walter, faça ai as suas considerações finais e mande um salve pra galera que curte o seus lemons-trampos e acessa os nossos blogs Brasil afora.
W.L. - Primeiramente agradeço à DEUS, meus pais e as pessoas que correm comigo e as que curtem os Lemons-Trampos que faço.
Obrigado Léo, pela oportunidade de estar estreiando o lado das entrevistas do seu blog. Continue nessa pegada, Guerreiro, achei muito loka e produtiva todas as perguntas.
Á todos que curtem ou são do movimento Hip-Hop.
E não posso deixar de mandar um salve Super especial à VOCÊ que nesse exato momento está lendo essa entrevista. Muiito obrigado mesmo !!!
Vai aí uns links para quem quiser conhecer um pouco mais dos meus Lemons-Trampos:
Trokando Umas Idéias e Rimando Outras"
Trokando Umas Idéias e Rimando Outras"
Pra baixar meus Lemons-Raps e meu Lemon-CD é só klikar aki:
E pra quem quiser assistir "A Hora do Limão TV" é só clikar aki:
Walter limonada Muito Obrigado mesmo por sua atenção sabemos que você é um cara correria e esta sempre presente nos movimentos nos eventos.
Você humildemente respondeu meus e-mail isso pra me foi extremamente importante fiquei muito grato mesmo . Valeu Walter tudo de bom
Muita Pazz......
cada vez mais familia se atualizando pesquizando varios conhecimetos e conhecidos veteranos que fazem pelo rap humilde e cheio de paz
ResponderExcluirsalve tyu exelente ey mano o limon é zikão memu tamu juntu tyuzão ...paz...........
ResponderExcluirSalve Léo, mais um trabalho em parceria e na humildade e sem vaidade.
ResponderExcluirProjeto idealizado por ti, com uma pequena contribuição minha. Tudo pelo engrandecimento e enriquecimento do bem maior que é a Cultura Hip Hop!!!. Sempre às ordens parceiro, no que tiver ao meu alcance você tá ligado da colé.
Com certeza essa foi a primeira de muitas. Temos muitas outras boas idéias para colocar em pratica, né não??
Entre uma boa leitura e outra ou entre um gole de vinho e outro vão surgindo algumas idéias e outros esquemas ... vai vendo!!!
Paulo Brazil//STN-Amante do Vinil!!!
Apreciador da Cultura Hip Hop!!!
Firmezza ttottal !!!
ResponderExcluirObrigado pela oportunidade de ter uma Lemon-Matéria aê nesse Exelente Blog !!!
Valewwww, meus Lemons-Brother´s Léo, Paulo Brazil, Moyses que sempre tão no contato e somando !!!
E valewww todos os manos e manas ki tão lendo essa parada.
Estamos looonge + mas, ao mesmo tempo, TAMUJUNTUZZZZ !!!!
Essa conexão vai aumentar cada vez mais.
1 lemon-Abração de coraçãooooo !!!!
É nóizzz ki tá !!!!
valeu badiga é nóis assim que o rap cresce com os verdadeiros
ResponderExcluiré nóis que tá !
ResponderExcluirmto bom ver o limonada aqui ;)
valeu pela presença constante no blog ...
adoro !
bjo